domingo, 16 de maio de 2010

Temperamento você sabe o seu?



Segundo o dicionário Michaelis, temperamento é o conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo, é o caráter, constituição moral, gênio, índole. Cada pessoa tem um temperamento que se encaixa em seus quatro tipos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.

Colérico

Vantagens:
Pessoa enérgica, independente, otimista, prática, líder, eficiente, audaciosa.

Desvantagens:
Impaciência, prepotência, intolerância, vaidosa, insensível e sarcástica.

Um dos personagens bíblicos que mais ilustra esse tipo de temperamento é o apóstolo Paulo, mas também o melhor exemplo quando transformado por Deus. Pois é, o Espírito Santo de Deus pode modificar o temperamento de uma pessoa assim como fez com diversos homens descritos na Bíblia.

Sanguíneo

Vantagens:
Indivíduo caloroso, amável e simpático. Atrai as pessoas para si, tem um ótimo papo, é generoso e compassivo e geralmente muito divertido.

Desvantagens:
Em geral tem pouca força de vontade e é emocionalmente instável, explosivo e egoísta.

Fleumático

Vantagens:
É de fácil convívio, querido por todos, além de ser calmo e acessível é também agradável e trabalha muito bem em equipe. É eficiente, conservador, digno de confiança e tem a mente sempre voltada para o lado prático das coisas e quando motivado externamente, pode tornar-se um líderes muito capaz.

Desvantagens:
Falta de motivação é uma delas. Chega a ser displicente em relação ao trabalho, meio pão-duro e indeciso, tem a capacidade de olhar a vida como mero espectador .

Melancólico

Vantagens:
O mais rico de todos os temperamentos. Possui uma mente privilegiada e uma tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções.

Desvantagens:
Seu maior perigo está em se entregar a pensamentos negativos que exagerem suas tendências pessimistas. Alguns dos grandes gênios mundiais foram melancólicos superdotados, que desperdiçaram seus talentos em crise de angústia profunda, tornando-se apáticos e pouco produtivos.

Pr. Willen

Quer saber mais? clique no link http://www.scribd.com/doc/7067139/evangelico-tim-lahaye-temperamento-controlado-pelo-Espirito
Deus

Um comentário:

  1. QUE LEGAL SEU POST....EU ACHO QUE SOU MELANCÓLICA....HEHEEHE....DE VEZ ENQUANDO TENHO CRISE DE ANGUSTIA...MAS NADA QUE SUPERO LOGO...PRECISO APRENDER MUITO COM O MEU EMOCIONAL...ACHO QUE SOFRO UM POUCO COM PENSAMENTOS NEGATIVOS...DEVIDO A DEMORA DE ALGUMAS RELAIZAÇÕES...MAS ESTOU APRENDENDO MUITO COM ISSO...ESTOU ME APEGANDO NAS MEISERICÓRDIAS DO SENHOR...POIS ELAS SE RENOVAM A CADA MANHÃ...BJS E TENHA UMA LINDA SEMANA.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes da publicação Ok!
bem vindo!